Alfarroba e seus Beneficios...


A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.
O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.
Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat».
A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.
A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.
Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.
Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.
Composição química da alfarroba:
Proteína bruta - 4,7%
Proteína digestível - 1,6%
Fibra bruta - 9,2%
Cinzas - 3,5%
Cálcio - 0,38%
Fósforo - 0,09%
Gordura - 0,6%
Açucares totais - 43,85%
(glicose, sacarose e frutose)

136 comentários:

  1. Achei interessantíssimo esse post. Não conhecia alfarroba e nem fazia ideia dos seus benefícios.
    Agora, com certeza vou procurar para comprar e experimentar.
    Obrigada pelas informações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pão de alfarroba é o mais saboroso que conheço, para além de se conservar macio durante 5 dias , é optimo !!!! mnhã mnhã

      Eliminar
    2. Eu comi hoje o chocolate de alfarroba e realmente o gosto é bem parecido com o de cacau. Muito gostoso e consistente. Agora vou adotar na minha dieta. O difícil é o preço, cerca de oito reais uma barra pequena de 300 gramas.

      Eliminar
  2. Adoro bombons de Alfarroba mas como tenho pré-diabetes e tomo gliffage, très bombonzinhos me garantem uma forte diarréia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estranho isso acontecer, pois a alfarroba sempre tem sido utilizado como anti-diarreico. Pode ser mesmo do medicamento que está a tomar...

      Eliminar
    2. Você deve comer Alfarroba light cujo adoçante causa realmente diarreia...principalmente com glifage...não é a alfarroba

      Eliminar
    3. A alfarroba é certamente saborosa e com muitos benefícios, mas é preciso ser claro na informação que se transmite, até porque há pessoas que ao ler o artigo como é epresentado ficarão com a ideia que é mais benéfico consumir farinha de alfarroba do que outras farinhas ou até chocolate e de facto há várias nuances a ser consideradas. Contrariamente à ideia comummente instalada, aquilo que nos engorda e faz acumular reservas de gordura, para além de não falar em activar picos de glicémia, são os açucares e não as gorduras. O nosso organismo, pela forma como comemos actualmente, está formatado para produzir energia a partir dos hidratos de carbono (HC), em que se incluem os açucares e estes são a sua face mais terrível, e como os consumimos em excesso acumulamos sistematicamente reservas de gordura (que é aquilo que o organismo faz com o excesso de HC consumidos). O cacau em pó é normalmente de má qualidade, mas se se considerar cacau crú ou mesmo chocolate com mais de 70% de cacau a gordura presente no chocolate é mais benéfica em termos de emagrecimento do que o consumo de alfarroba. No fundo o que importa reter é que NÃO SÂO AS GORDURAS QUE NOS ENGORDAM e a sua carência na alimentação é muitas vezes aliada da perda de controle dos níveis de açucar no sangue. Tudo tem as suas propriedades e a alfarroba também, se usada racionalmente e com moderação.

      Eliminar
    4. Com toda certeza é o glifage. Sou farmacêutica e tenho vários relatos que comidas doces com glifage , geram diarréias históricas.

      Eliminar
    5. Depende da gordura, tem muito chocolate de 70% de cacau por ae q tem trans, e ae? Qual é o pior? Fora que o ig da alfarroba é baixo, mais baixo que esses chocolates amargos que colocam açúcar químico, o que faz mal não é o açúcar, e sim o tipo e a quantidade, o açúcar de coco por exemplo, tem baixo ig, por isso não aumenta a glicose.

      Eliminar
  3. boas, onde posso aranjar alfarroba moída.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro,

      Em Faro a empresa Industrial Farense vende.

      Eliminar
    2. No supermercado, eu comprei farinha de alfarroba no pingo doce,para fazer "chocolate quente" alternativo.
      Muito bom :)

      Eliminar
    3. Também existe Farinha de Alfarroba nos Produtos da "Cem Porcento".
      Experimentem fazer um bolo de alfarroba, é simplesmente maravilhoso!

      Eliminar
    4. Existe farinha de alfarroba nos produtos da "Cem Porcento".
      Experimente fazer um bolo de alfarroba, é maravilhoso!

      Eliminar
    5. Todos os dias como uma colher de sopa cheia de farinha de alfarroba.Onde se pode comprar a farinha da polpa de alfarroba em sacos de meio kilo e com um bom preço é em Alfandanga na casa Madeira e Madeira.

      Eliminar
    6. Alfarrobista de Loulé12 de janeiro de 2017 às 07:56

      Boa tarde,

      Nós fornecemos a um preço muito económico, farinha de alfarroba moída artesanalmente, da polpa de alfarroba torrada, de origem nacional. Atenção que há dois tipos de farinha de alfarroba. A da grainha e a da polpa. Esta última é que é utilizada para efeito de substituição de outras farinhas ou cacau. A primeira é espessante.
      Alguma duvida, pode contatar para o e-mail alfarrobistaloule@gmail.com
      Um abraço

      Eliminar
    7. Gostaria de saber o preço da farinha de alfarroba ? É se envia para Santa Maria da feira ? Pois tenho falta de cálcio e ferro e pode me fazer bem
      Obg
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Oi gostaria de saber qual foi a fonte da sua pesquisa , vou fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre o alfarroba . Faço gastronomia. Desde já Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi tainatamandua,

      aquilo que é publicado aqui no blog, é uma compilação de informação recolhida de diversos artigos publicados na net. Mas deixe-me o seu email que lhe envio alguma informação que poderá ser útil ao seu estudo. Obrigada!

      Eliminar
    2. Conheça o meu Blog Bem Viver Brazil. antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável).

      Eliminar
  5. Bom dia

    Sou a Isabel e gostaria de saber como posso ralar a alfarroba em casa. Percebo pelo texto que as vagens deverão ser torradas primeiro. Será esse o truque. É que experimentei na picadora e pura e simplesmente nada se desfaz :).
    Obrigada por qualquer sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      Pois deve torrar as vagens primeiro para que possa ficar em pó, caso contrario formará uma massa e não corre bem. :)

      Eliminar
    2. oi, aqui no Brasil comercializa alfarroba em pó, gostaria de saber se é a mesma coisa que a farinha de alfarroba. Obrigada.

      Eliminar
    3. Oi Alessandra,

      penso que será o mesmo. Aí lhe chamam de alfarroba em pó e aqui em Portugal farinha de Alfarroba, mas deve ser o mesmo. É apenas vagens de Alfarroba em pó.

      Eliminar
  6. Bom dia Isabel,

    Por curiosidade em saber mais sobre a alfarroba, pelo facto de ter apanhado várias vagens, cheguei a esta página e posso dizer que li que estas deviam ser torradas primeiro. Eu fiz assim e deu resultado: Abri as vagens, tirei as sementes, levei ao forno (+- 75º/100º)cerca de 10 minutos. Retirei e numa picadora coloquei em pedaços pequenos, ficou em bocadinhos depois terminei na máquina de moer café e voilá, farinha de alfarroba. Levei depois novamente a tostar mais um pouco e ficou pronta para utilizar. Posso dizer que a seguir fiz a receita de torta de alfarroba, apesar de ter ficado muito doce (para a próximo vou reduzir no açucar) ficou muito gostoso. Experimente!! Cumpts Vanessa Mascarenhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa,

      Obrigada pelo seu contributo e partilha aqui no blog. Eu estou neste momento na fase de colheita da alfarroba e irei seleccionar algumas vagens para fazer farinha para transformar em maravilhosos e nutritivos, doces, bolos, biscoitos, gelados, tortas, etc...um sem fim de aplicações!
      Como a Vanessa fez, deverá-se retirar as sementes, partir as vagens aos bocadinhos e levar ao forno a tostar, só depois se conseguirá triturar e obter uma boa farinha, se pretender guardar a farinha deverá leva-la ao forno posteriormente para esterilizar.
      Vanessa, continue a experimentar receitas e a partilhar as suas experiências aqui no blog! Obrigada!

      Eliminar
    2. Olá :)
      Eu é que agradeço este blog fantástico. Vou continuar a experimentar e a partilhar certamente.

      Obrigada,
      Vanessa

      Eliminar
  7. Interessante! Já como farinha de alfarroba há vários (7) anos. Tenho sempre que esperar pela época em que as vagens ficam maduras (a partir de Julho), e as arvores dão vagens diferentes, como vou apanha-las sempre às mesmas arvores já apanhei a caracteristicas de cada arvore, e misturo-as. Pois bem, o interessante é que não as torrar para ralar - fiz as experiencias iniciais com um liquidificador e simplesmente destrui-o -, simplesmente seco-as ao Sol, e ralo manualmente com um daqueles raspadores de metal, normalmente utilizados para legumes. Depois passo por um passador também de metal, malha larga, para retirar os bocados demasiados grandes, e guardo o resultado para colocar no yogurte natural, colocar em saladas de agrião, misturar com pão ralado e azeite do bom para fazer uma argamassa altamente nutritiva. Posso usa-la em saladas de fruta, e mil e uma outras aplicações.
    No passado cheguei a fazer bolo de alfarroba, mas cheguei à conclusão que era um desperdício de farinha de alfarroba.
    É uma autêntica maravilha, normalmente consigo fazer farinha até Dezembro, a partir daí as vagens começam a degradar-se, e são mais a secas e sem substancia do que aquelas que se aproveitam.
    Parabéns pelo carácter informativo e esclarecedor do blog. Surpreendeu-me também a curiosidade dos autores dos comentários, normalmente é uma vagem que não gera interesse, eu conheço-a desde petiz e sempre gostei muito do cheiro e sabor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Tarde João da Silva,

      Muito Agradeço o seu comentário e a sua partilha de experiências com a Alfarroba. Realmente como o João faz, utilizando a vagem no seu estado natural, sem torrar, aproveita ao máximo o seu valor nutritivo. É a melhor forma da vagem de Alfarroba ser utilizada, apenas seca, mas para uma farinha de longa duração e para utilização no fabrico de pão e de bolos quanto mais fina a farinha mais leve e fofo será o resultado. Para que isto aconteça e para que dure mais tempo sem se estragar, deve ser torrada.
      Também utilizo triturada com iogurte natural ou Kefir, misturada com outros cereais e frutos secos. É realmente muito nutritiva e saudável, uma excelente refeição!

      João deixo-lhe aqui uma sugestão, se realmente gosta de utilizar a vagem ao natural, poderá congelar as vagens inteiras ou já trituradas e ir utilizando durante o ano. Fica muito bom e não perde as suas maravilhosas propriedades.

      Continuação de boas experiências e desejo de mais partilhas aqui no blog.

      O importante é promover este fruto magnifico e incentivar cada vez mais pessoas a terem uma alimentação saudavel e bastante nutritiva.

      Eliminar
    2. O pão é uma delícia! E a farinha é bem cara.

      Eliminar
  8. Boa tarde.

    Será que você teria a receita do ganache de alfarroba para passar em bombons e barrinhas de cereais? Muito grata Ângela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela,

      Nunca experimentei fazer ganache de alfarroba, mas penso que será igual ao ganache de chocolate, apenas terá que substituir por chocolate de alfarroba. Se estiver em portugal poderá encontrar o chocolate de alfarroba em lojas dietéticas, ervanárias e lojas on-line, como por exemplo na loja vegetariana on-line: http://lojavegetariana.pt/96-chocolate-de-alfarroba-sem-acucar.html. Noutros paises também encontrará este chocolate.

      Irei experimentar e logo que possivel partilharei o resultado. Se a Ângela experimentar partilhe também!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  9. encontrei informações contraditórias e estou um bocado perdida... a farinha de alfarroba faz-se com as sementes ? ou faz-se com tudo menos as sementes?

    ResponderEliminar
  10. existe farinha só de sementes, farinha apenas da vagem sem sementes...enfim existe farinha para todos os gostos. O mais comum é retirar as sementes que são muito duras e fazer a farinha em casa apenas com a vagem de alfarroba partida aos bocados e retirando-lhe préviamente as sementes. Até porque é preciso um máquin muito potente para triturar as sementes.

    ResponderEliminar
  11. Obrigada :) acho q vou optar só pelas vagens e plantar as sementinhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente opção!
      Para facilitar a germinação das sementinhas, deverá colocá-las de molho em água de 24 a 48 horas e depois semear em terra fértil...germinarão muito bem!

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Obrigada Hélder Gomes!

      Bem-vindo ao maravilhoso Mundo da Alfarroba!

      Volte Sempre!

      Eliminar
  13. A minha colega deu m aprovar e não gostei!!! Mas é bom!!!!

    ResponderEliminar
  14. Tem um sabor muito forte, bastante intenso. Há tantos sabores que não gostamos e com o tempo nos habituamos e passamos a gostar, é uma questão de adaptação das papilas gustativas. É bom e muito saudável!

    ResponderEliminar
  15. Produtos Alfarroba é no Diabetic Care, acesse: http://www.vivabemcomdiabetes.com.br/Busca.aspx?strBusca=alfarroba

    ResponderEliminar
  16. Boa noite, eu tenho o chamado "Sintoma do Cólon Irritável", o que faz com que em dias mais stressantes ou em momentos de nervosismo e/ou ansiedade, fique com diarreia por alguns dias. A Alfarroba serve para combater/travar a diarreia ou tal como uma outra comentadora do Blog indicou no seu comentário, provoca diarreia?
    Hoje deram-me um pacote de farinha de alfarroba, com farinha de araruta e farinha de arroz chamada "Farinha 3 Ás" e estou com um bocado de receio de que me possa produzir o efeito indesejado para mim: diarreia.

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Alfarroba tem propriedades anti-diarreicas, ou seja, serve para combater a diarreia. Vou partilhar aqui alguns dos sites que fazem referência ao assunto.
      http://luzcardoso.blogspot.pt/2009/01/alfarrobeira-ceratonia-siliqua-l.html
      http://saude.sapo.pt/saude-medicina/medicacao-doencas/artigos-gerais/travar-a-diarreia-cronica.html
      http://umm.edu/health/medical/altmed/condition/diarrhea

      Eliminar
  17. Caros,

    sou pré-diabético: posso consumir alfarroba? Pelo que entendi, existe alto teor de açúcares, ainda que naturais.

    ResponderEliminar
  18. Eu desde que experimentei o pão de alfarroba não quero outro é delicioso e só tem vantagens. Provem e comprovem.

    ResponderEliminar
  19. Kikas,
    Li q vc tem problemas com o intestino. Meu filho teve isso até quase dois anos de idade. Uma amiga de minha mãe nos ensinou usar a goiabada cascão para ele. E a compramos no mercado central, pq ela e vendida por peso. É diferente da em lata. Assim, por uma semana eu picava um pedaço e dava a ele, pra ir comendo devagarzinho. E assim, foi curado. Hj tem 26 anos e n tem mais problemas dessa ordem. Espero poder ajuda-la com essa informação. Um abraço. Lya

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho síndrome do intestino irritado em períodos de stress. Tem alguma indicação de como usar a goiabada cascão. Quantas vezes por dia e quantidade?

      Eliminar
    2. Caros colegas, o chá do broto (folha nascendo) da goiabeira tranca o intestino e para diarreia na hora. Pode tomar.

      Eliminar
    3. Eu onde moro á algumas alfarrobeiras que ninguém lhe liga, eu quando era pequeno comi muitas mas isso era outros tempos, mas gasto muito de fazer bolos, doces, licores fiz uma pesquisa sobre a alfarroba que esta a dar uma revolta á cabeça mas vou tentar fazer a farinha de alfarroba se conseguir ninguém me para vou tentar abrir um negocio de doçarias de alfarroba o que me dizem amigos.

      Eliminar
  20. Ola Kikas, meu filho tinha tb esse problema de intestino qdo pqnino. Uma amiga de minha mãe nos ensinou dar a ele goiabada cascão. O fizemos por sete dias. Picava em pedacinhos e dava pra ele comer. Com a graça de Deus ele sarou. Hj tem vinte e seis anos e sem esse incômodo. Desejo q a ajude tb. Lya.

    ResponderEliminar
  21. Saudações. Falo de Salvador-Bahia-Brasil e tive conhecimento desta maravilhosa planta e gostaria de saber se vcs da Europa poderiam-me ajudar para que eu pudesse comprar a Alfarroba...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa tarde

      Em Portugal somos produtores de plantas de alfarroba, já mandei para o Brasil.
      Parece que algumas se perderam, elas não gostam de nevoeiro, não produzem, mas qualquer coisa deixe mensagem, somos viveiristas de várias plantas florestais e ornamentais.

      Eliminar
  22. Boa tarde, pelo que sei no Brasil há muito consumo de Alfarroba e existe uma empresa que transforma a Alfarroba em tentações deliciosas como poderá ver aqui: http://www.carobhouse.com/

    ResponderEliminar
  23. Gostaria de saber se a alfarroba é contraindicada em casos de diabetes.

    ResponderEliminar
  24. Bom dia! Gostaria de saber se a alfarroba é contraindicada em casos de diabetes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Marília,

      A Alfarroba é um bom substituto do chocolate e é aconselhado em caso de diabetes, mas é sempre melhor aconselhar-se com o seu médico.

      Eliminar
  25. a farinha de alfarroba pode-se comer sem ser cozinhada??
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim, se for consumida crua é muito melhor, pois é muito mais nutritiva, preserva todas as suas propriedades.

      Eliminar
  26. Em Portugal, contrariamente ao que foi afirmado, a alfarroba em doces é uma tradição secular. Terá sido introduzida pelos árabes a partir do séc. VIII.
    No Algarve, sul de Portugal, é tradicional o seu uso na doçaria, sendo um produto muito apreciado

    ResponderEliminar
  27. É verdade, no Algarve possuimos maravilhosa doçaria feita com Alfarroba. No entanto, ainda é pouco divulgada e valorizada por este mundo fora. Muitas pessoas ainda desconhecem as propriedades e beneficios deste maravilhoso produto, que é a Alfarroba, o nosso chocolate Algarvio! Divulguem e Valorizem este tesouro! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena não ter tido essa informação ano passado, sou do Brasil e tenho intolerância a lactose, em julho de 2013 estive em Algarve e não comi um doce. Para falar a verdade descobri a alfarroba faz pouco tempo, nem sabia que tinha a farinha, pois aqui no Brasil agora que ela está ganhado espaço, principalmente como substituta do chocolate (já comi as alfarrobas da Carob House - são ótimos). Irei até pesquisar onde compramos a sua farinha aqui no Brasil.

      Eliminar
    2. Alessandra,

      Por enquanto este site é apenas de divulgação, ainda não comercializamos produtos de Alfarroba no Brasil.

      Eliminar
  28. Olá, gostaria de saber se as barrinhas, a farinha, os produtos de alfarroba são indicados para quem tem gastrite. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A cocção (cozimento) da polpa de Alfarroba serve para aliviar dores por gastrite ou úlcera, azia, diarreia ou refluxo gastroesofágico. Mas deverá sempre solicitar aconselhamento médico.

      Eliminar
  29. Muito interessante, gostei da matéria! Eu não conhecia a Alfarroba. Quem tem intolerância a lactose pode consumir? Qual a melhor forma de consumo, a farinha? Bebês e crianças podem consumir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Pedrita Queiroz,

      enche-me de orgulho e alegria, de cada vez, que este blog sirva para dar a conhecer a mais alguém este maravilhoso e poderoso fruto! A farinha pura é uma excelente forma de consumir a Alfarroba. Pode ser consumida por intolerantes à lactose, é uma excelente alternativa ao chocolate e pode ser consumida por bebés e crianças, desde que respeitando as indicações e dosagens médicas. Deve sempre solicitar aconselhamento médico.

      Eliminar
  30. Ola Bom Dia ! o assunto é muito bom sobre a alfarroba adorei ... mais gostaria de saber se a alfarroba pura a própria vargem faz mal ? pois meu cão com 1 ano de idade farta de comer tento tira-lo mais não tem jeito hahaha tenho um pé de alfarroba na minha casa agora imagina meu cão adora..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Denise,

      A alfarroba é um execelente alimento para o seu animal, e se for a própria vagem natural ainda melhor. Os meus cães adoram! andam sempre a roer as vagens. Vou deixar aqui no blog uma sugestão de uns biscoitos otimos para o seu cão. A alfarroba é substituta do chocolate. O seu animal vai adorar este mimo. :)

      Eliminar
  31. Muito bom blog, não tinha conhecimento, e agora sei mais um pouco, obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!

      Bem-vindo ao maravilhoso Mundo da Alfarroba!

      Volte Sempre!

      Eliminar
  32. Interessante!
    Pena que o índice glicêmico é muito alto. Apesar de ser açúcar natural, continua sendo açúcar e é pobre em gorduras saudáveis.
    Porém é nutritivo e compensa o consumo esporadicamente.
    Vou experimentar!

    ResponderEliminar
  33. Contem Vitamina K? Minha mãe usa anticoagulante e queria saber

    ResponderEliminar
  34. pratico desporto runing, e utilizo cacau como anti-oxidante......mas a alfarrova e mais barata.....será que é melhor....visto que tem muito acucar?

    ResponderEliminar
  35. Respostas
    1. Ola Pedro!
      Tenho interesse.
      Meu email e bellafagundes27@hotmail.com
      Obrigada
      Isabella.

      Eliminar
    2. também tenho interesse, meu email é lflima1000@gmail.com

      Eliminar
    3. tambem me interesso pedro. email:sanjos12@hotmail.com

      Eliminar
  36. Desconhecia a utilidade da alfarroba. É pena haver tanta alfarrobeira que parece abandonada, com as vagens a cair ao chão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...parecem abandonadas, mas não estão!...aqui pelo Algarve, a quase totalidade dos frutos são colhidos e aproveitados.

      Eliminar
  37. Na semana passada estive no Algarve e lá a alfarroba abunda. Trouxe algumas vagens e queria saber como é que a partir delas obtenho a farinha para experimentar nos bolos. Bastará picar na picadora?

    ResponderEliminar
  38. Se ler os comentários anteriores, nesta página, explica como fazer a farinha de alfarroba. Mas basicamente deverá partir as vagens aos bocados de forma a retirar as sementes, levar ao forno a 70-100º, uns minutos até as vagens estarem completamente secas, para facil trituração. Para obter uma farinha fina, deverá usar uma trituradora de potencia elevada.

    ResponderEliminar
  39. Gostaria de plantar uma alfaborreira, aqui no brasil isto é possível? Sabe onde posso conseguir sementes para o plantio aqui? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou querendo a mesma informação! Onde comprar sementes...

      Eliminar
    2. Olá Andreia,

      Existe um grupo no facebook que se chama Troca de Sementes( https://www.facebook.com/groups/troca.de.sementes/), talvez consiga por lá as sementes de alfarroba.

      Eliminar
  40. Que sinais a nivel de saúde se tem para se aconselhar a comer alfarroba?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  41. pode alguem dizer-me onde/como e que posso comprar/encomendar alfarroba em vagem (tal qual e colhida da arvore), porque eu vivofora do pais e tenho imensas saudades da nossa alfarroba. anamaria7639@hotmail.com

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde diabético pode comer alfarroba meu pai e diabético e chocólatra ele chega chorar tenho muita pena dele se puder vou comprar imediatamente obrigada que o criador abençoe sempre quem vive para ajudar o próximo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve sempre pedir aconselhamento médico.

      Eliminar
  43. Teste de absorção de água pela alfarroba
    - 500gr mergulhadas em água por 12 horas NÃO ALTERARAM o peso (pelo que não se justifica a baixa de 50 cents. por arroba IMEDIATAMENTE após um chuvisco em setembro).
    - Após mais 12 h o peso passou para 600 gr.
    - Mais 36 h e o peso continuou nos 600 gr.
    - Após mais 12h peso passou para 700 gr que manteve após mais outras 60 (sessenta) horas altura em que iniciei o teste inverso
    - quanto tempo demora a baixar o peso :
    - Após 24 horas fora de água baixou para 690 gr ( estimativa * )
    - 18 h depois pesavam 650 gr;
    - 40 h depois 620 (estimativa);
    - Mais 48 h passadas fora de água e pesam 600 gr.
    Falta saber quanto tempo mais necessitam para atingir os 500 gr originais.
    (*) O teste foi realizado numa vulgar balança de cozinha pelo que não foi possível obter o peso exacto.
    O teste foi efectuado no interior e à sombra.
    Desconheço a variedade do fruto utilizado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Paulo!

      Muito obrigada por esta importante partilha!

      Experiência Muito util!

      Bem Haja!

      Eliminar
  44. seria possivel me mandar algumas vagens? desde de ja agradeço! elianemenezes.silva@gmail.com

    ResponderEliminar
  45. Ola!
    Vi um comentario q vc usa kefir, gostaria muito mas nao sei onde encontrar. Tambem queria a alfarroba ou pelo menos a farinha. Nas casas Pedro (famosas aqui no RJ) so vende bombons. Pode me ajudar?
    Obrigada,
    Isabella

    P.S. Aqui vai meu email caso necessite:
    Bellafagundes27@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Olá!

      Existe um grupo no facebook de troca de kefir. Poderá conseguir que lhe arranjem aí no Brasil. (https://www.facebook.com/groups/212887238773306/?fref=ts)

      Para conseguir a farinha experimente aqui:
      CAROB HOUSE (41.3018-9067) WWW.CAROBHOUSE.COM.BR / SAC@ CAROBHOUSE.COM.BR

      Eliminar
  46. olá !
    deram-me alguns quilos de alfarroba, mas gostaria de saber quanto tempo dura e qual a melhor forma de a conservar até a transformar em farinha.
    obrigada pela disponibilidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria Ribeiro,

      As vagens conservam-se algum tempo em local fresco e seco, depois de terem sido muito bem secas ao sol ou então torre-as no forno à temperatura de 100º e depois já poderá guarda-las por mais tempo até serem transformadas em farinha.

      Eliminar
  47. Bom dia, gostaria de saber quando é a apanha da alfarroba e se é feita apenas 1 x por ano? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Aqui no Algarve a apanha da alfarroba é feita uma vez por ano, normalmente durante o mês de Agosto.
      Obrigada

      Eliminar
  48. Olá, sou acadêmica do curso de tecnologia em alimentos e estamos fazendo um trabalho sobre a alfarroba. Gostaria de saber como é feita a colheita e o transporte da alfarroba até a indústria? Obrigada

    ResponderEliminar
  49. Não conhecia os benefícios da alfarroba, vou começar aproveitar-la.
    A matéria é ótima, bem interessante e o blog também.
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A alfarroba é um produto desconhecido ,quando for valorizado sera uma industria de grande importancia actualmente tem o mesmo preço que 15 anos

      Eliminar
  50. Oi, vi essa pergunta anteriormente mas não vi resposta: Afarroba e Algaroba são a mesma coisa? são parentes?

    ResponderEliminar
  51. Bom dia, onde poderei obter os conhecimentos para produzir industrialmente barras de alfarroba, iguais às de chocolate, farinhas, bombons, barras energeticas com frutas, etc? Alguém me poderá ajudar dando essa indicação ou conselhos como o fazer?
    Que tipo de equipamento necessitarei e onde o poderei comprar?
    Meu email: lusitur@yahoo.com
    obrigado.

    ResponderEliminar
  52. Conheci alfarroba a poucos dias, comprei alfarroba em pó no supermercado, comei a usar a poucos dias, achei ótimo.

    ResponderEliminar
  53. Dalci 29 de março de 2015 às 14:45

    Sou alérgica a chocolate e a glúten. Encontrei umas barrinhas de alfarroba com frutas secas e castanhas em casas de produtos naturais, amei. O problema é o preço! Por que tudo que é saudável é tão caro?

    ResponderEliminar
  54. Ola a todos! Sendo eu alergica à lactose e ao chocolate poderiam-me ajudar a saber onde posso comprar chocolate de alfarroba?!

    Queria experimentar!
    Obrigada

    ResponderEliminar
  55. Olá a todos,

    Pretendo iniciar a actividade de fabricante de sabonetes artesanais e 100% naturais.
    Existe essência de alfarroba e, se existe, quais são as propriedades/vantagens em uso externo?
    Um obrigada

    ResponderEliminar
  56. Oi gente penso poder ajudar é asim: As alfarrobeiras dão o fruto (alfarrobas) que só esta pronto para colher no mês de julho até Setembro(antes não convém pk estão verdes e não caem facilmente e depois de setembro vem as chuvas apodrecem). Os proprietários ou arrendatários varrejam as árvores, depois apanham as alfarrobas do chão para cestos/baldes,etç despejam em sacas (a maior parte são de calhamaço, iguais ás utilizadas no Brasil para café). Depois de ensacadas vendem-nas ou guardam-nas (á espera que o preço suba). Vende-se aos comerciantes de alfarroba (estes pagam pouco e vendem para fora caro).
    É assim a saga das alfarrobas espero ter ajudado. Até breve.

    ResponderEliminar
  57. Curioso! Este ano no Algarve, na praia de Manta Rota, andavam a vender bolas de berlim de alfarroba! Por acaso não provei mas ouvi dizer que eram boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas de berlim de alfarroba de manta rota? todos os dias durante 2 semanas. As melhores são as do veia e calados. Agora vou tentar confecciona-las não aguento estar tanto tempo sem bolas de alfarroba. Trouxe farinha e mesmo a vagem
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Alguém conhece outro fabricante de chocolates e bombons de alfarroba além da Carob House?

    ResponderEliminar
  59. Ola , gostaria de saber onde se pode arranjar a Alfarroba no norte de portugal .
    Bjs , Ana

    ResponderEliminar
  60. Olá, onde posso arranjar sementes de alfarroba no norte? Obrigada!

    ResponderEliminar
  61. Qual é a receita do pão de alfarroba? A alfarroba eu achei aqui na loja Shopping da Saúde. Como não sabia o que fazer, simplesmente comia o pozinho puro em uma pequena colher de café. Depois, experimentei bater com soja em pó, pois tive que abolir leite e laticínios em função da sinusite. Mas não gostei muito do resultado. O sabor não me agradou. Então gostaria de introduzi-la em minha dieta por meio do pão. Do contrário, terei que continuar comendo uma colherzinha por dia. Contudo, fiquei preocupada com a prescrição como antidiarréico, pois tenho problemas com prisão de ventre e consumo muitos grãos e fibras que garantem ao meu intestino um funcionamento regular diário.
    Obrigada pelas informações.

    ResponderEliminar
  62. Bom dia, me chamo Alberto.
    Gostaria de obter, comprar, ganhar, sementes de alfarroba ou até mesmo muda.
    Alguém poderia me ajudar?
    Meu email: albfla212@gmail.com

    ResponderEliminar
  63. Bom dia.
    Alguém me pode dizer onde posso comprar chocolate de alfarroba em barras ou assim. Pelo norte ou centro de Portugal? E que já fui alguns supermercados e não encontrei.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente Fábio

    ResponderEliminar
  64. Bom dia.
    Gostaria de saber onde posso comprar chocolate de alfarroba no norte ou centro de Portugal.
    Há procurei em um ou outro supermercado e não encontrei.
    Aguardo resposta
    Atenciosamente Fábio

    ResponderEliminar
  65. Bom dia.
    Alguém me pode dizer onde posso comprar chocolate de alfarroba em barras ou assim. Pelo norte ou centro de Portugal? E que já fui alguns supermercados e não encontrei.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente Fábio

    ResponderEliminar
  66. anônimo. O pó de alfarroba emagrece?

    ResponderEliminar
  67. Eu estou tomando alfarroba com leite. Se ele emagrece de que maneira?

    ResponderEliminar
  68. Olá amigos quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.

    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.

    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.

    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?

    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.

    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.

    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.

    o site é esse:

    kefirdeleite.com


    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.

    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderEliminar
  69. Boa tarde, deixo o meu email para se me poder responder porquw ja sei que me vou perder e nunca mais me lembro de viraqui ver a resposta,
    Posso usar mel em vez do acucar mascavado na receita do pao?
    Qual é a quantidade de fermento para esta receita?
    Obrigada
    marialbuquerqueba@gmail.co,


    Pão de alfarroba

    Ingredientes:
    - 400g de farinha de quinoa
    - 200g de farinha de alfarroba
    - 1 colher de chá de flor de sal...
    - 1 pac de fermento em pó
    - 400 ml água
    - 3 colheres de sopa de açúcar mascavado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como preparar esse pão?. è farinha de quinoa .ou...

      Eliminar
  70. Boa noite.
    Como eu conseguiria algumas sementes de alfarroba?

    ResponderEliminar
  71. Olá boa tarde! Tenho um bebê de 7 meses que se deu às 1000 maravilhas com o leite da Nutriben pq contém sementes de alfarroba. Agora enjoou o leite e os intestinos dele ressentiram-se e voltaram a ficar "preguiçosos"
    Comprei farinha de alfarroba numa ervanaria. A minha questão é: como posso fazer pápa para ele com esta farinha e que quantidade é aconselhavel e se posso misturar a farinha num yogurte? Obrigada

    ResponderEliminar
  72. Olá boa tarde! Tenho um bebê de 7 meses que se deu às 1000 maravilhas com o leite da Nutriben pq contém sementes de alfarroba. Agora enjoou o leite e os intestinos dele ressentiram-se e voltaram a ficar "preguiçosos"
    Comprei farinha de alfarroba numa ervanaria. A minha questão é: como posso fazer pápa para ele com esta farinha e que quantidade é aconselhavel e se posso misturar a farinha num yogurte? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Patrícia, primeiro parabéns, a questão que se deve colocar é porque dar farinhas ao seu bebé e leite!?

      Eliminar
  73. Meus amigos, o saudável é não consumir de todo farinhas de qualquer forma. Se querem consumir alfarroba procurem ser bem moderados. Abraço.

    ResponderEliminar
  74. onde posso encontrar uma alfarrobeira?

    ResponderEliminar
  75. COMPREI MEL DE ALFARROBA, GOSTAVA DE SABER OS BENEFÍCIOS DESTE MEL.OBRIGADA

    ResponderEliminar
  76. Estou desenvolvendo meu TCC sobre a alfarroba e estou tendo dificuldades de encontra materiais e artigos que podem ser usados aqui no Brasil, se alguém puder ou souber de algum site ou artigo de fonte confiável agradeço muito. Meu e-mail é: maryanemansur@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  77. Gostaria de saber como fazer para comer a vagem da alfarroba ao natural. Lembro-me que em pequena a comprava numa frutaria, era mole, conseguia comer-se e era bem boa. Há pouco tempo trouxeram-me algumas vagens do Algarve, mas é muito rija e é desagradável comê-la. Deve haver algum procedimento para que fique idêntica à que comia em pequena. Alguém sabe o que fazer? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  78. Boa noite,

    Hoje comi 2 bol(inhas) de alfarroba (pão) e estive o dia todo com cólicas, algumas muito intensas. Julgo ser da alfarroba, porque há meses deixei de comprar esse pão porque ficava com cólicas.

    Entretanto esqueci-me desse incidente, (não eram muito intensas) e hoje tive a prova de que é a alfarroba que me faz mal aos intestinos.

    Alguém com o mesmo problema?

    ResponderEliminar
  79. eu gostaria de ter as sementes. me mande o valor das sementes e o valor dos correios e eu mandarei pra voce. por favor por aqui eu não encontrei.meu email: jmilton.souza@gmail.com.br

    ResponderEliminar
  80. Olà, gostaria que alguèm me dissesse, depois da plantaçäo da planta(alfarrobeira)quantos anos säo precisos para dar fruto ou seja para ser rentàvel,é que eu queria dedicar-me ao negocio de alfarraba. Agradeço qualquer sugestao. Obrigado







    ResponderEliminar